Sobre o Bairro Sans Souci
Como todo povoado longe do centro da cidade – Guaíba – Sans Souci foi criado como Vila. A Vila Sans Souci foi fundada em 1936, como ato da empresa de mesmo nome, propriedade de Frederico Warstat, emigrado de Tilsit, Alemanha. Em 1949, juntar-se-ia a ele a esposa Marta e os filhos Hermann, e Helmut.
O patriarca adquiriu as antigas terras de plantação de arroz da família Morejano. Abriram-se as Ruas com trator puxando lâmina, águas escoavam em valos cavados a pá e criou-se até uma olaria. Nos anos 40, Warstat construiu o “Hotel” e havia chalés para os veranistas curtirem a praia. Nos anos 50 providenciou a rede de energia elétrica, instalando-a com seus próprios funcionários.
O transporte era efetivado belas barcas que faziam a conexão de Porto Alegre (Vila Assunção) a Guaíba. Mais tarde, em 1957, com o aumento da população foi criada a Navegação Sans Souci por Frederico, cavando-se um “canal” (que existe até hoje) na Ilha para facilitar a navegação, principalmente no inverno.
Em 1964 surgiu a Indústria Sans Souci que fabricou esquadrias de metal, carrinhos de mão e outros artefatos de aço. Mais tarde estufas a óleo e portas de garagem. Em 1972 iniciou-se a fabrição de equipamentos anti-poluição para a Riocell e outras indústrias brasileiras

A ORIGEM DO NOME – Um Palácio de Verão em Potsdam (perto de Berlim) na Alemanha, construído pelo rei Frederico II, o Grande, deu origem ao nome. Erguido entre 1745 e 1747, localiza-se em um grande parque com lindos caminhos, estátuas, onde florescem videiras e figueiras, protegidas do inverno por vidraças. Essa gigantesca área contém também Casa de Banhos, Casa de Chá no estilo oriental, e Casa de Hóspedes.
Sans Souci é um expressão do francês e significa, “sem preocupação” ou “despreocupação”. Provavelmente o Imperador quis construir algo como um “spa”, onde as pessoas pudessem mesmo relaxar.
Olá tudo bem, gratidão pela história, ha uma lenda de que aquele píer na Prainha se estendi Lagoa a dentro e navios alemães ancorados na época
ResponderExcluir